O SIMEI, feira internacional de máquinas para vinificação e engarrafamento da Unione Italiana Vini (UIV) vai realizar a sua 30.ª edição de 12 a 15 de novembro, na Fiera Milano (Rho), em Milão, e comemorar 60 anos como feira bienal.
De acordo com o comunicado de imprensa, estará em exposição tecnologia de fabrico para a cadeia de abastecimento de vinhos e bebidas, da vinha à adega e do engarrafamento à rotulagem, até ao vidro. A comunicação também avança que será uma edição dedicada a intercetar os gostos dos novos consumidores através da inovação tecnológica e de produtos.
O evento conta ainda com a parceria com a DISTILLO (feira dedicada a equipamentos para microdestilarias, que realizará a sua terceira edição dentro do SIMEI), onde ainda vai decorrer a primeira edição do BEER FORUM, que também se vai estrear na feira internacional.
Organizado por Luca Grandi da Birra Nostra, empresa fundada em 2007 para promover a cerveja artesanal Made in Italy, o BEER FORUM pretende representar – através de encontros, conferências e degustações ao longo dos quatro dias do evento – uma oportunidade de aprender mais sobre o estado e a evolução do setor cervejeiro italiano.
No que toca à fileira do azeite, o evento vai contar com a presença da “L’Oleoteca di Olio Officina”, espaço coordenado pelo observatório com o mesmo nome sobre o mundo dos azeites dirigido por Luigi Caricato, que vai trazer ao SIMEI uma exposição sobre os melhores exemplos de design e embalagens de azeite, além de diversas reuniões especializadas.
Segundo a nota de imprensa, irá também decorrer o já tradicional Innovation Challenge, uma competição que premeia inovações no setor com o “Prémio Inovação Tecnológica”, “Nova Tecnologia” e “Inovação Prémio Verde”.
A organização do evento espera ultrapassar, nesta edição, os números da última feira (480 expositores, 25.500 metros quadrados de área de exposição, e 450 delegações estrangeiras).
O comunicado sublinha ainda que o SIMEI tornou-se “cada vez mais o evento chave para um setor – com elevado índice tecnológico e de forte internacionalização – o que é crucial para a marca Made in Italy valer mais de 3 mil milhões euros”.