A Associação Empresarial de Portugal apresentou na passada quinta-feira (13 de dezembro), as conclusões do projeto Efinerg, que com o apoio do programa Compete, desenvolveu várias iniciativas para apoiar PME’s.
O balanço final das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, decorreu na Exponor com a participação do Gestor do Compete, Franquelim Alves, do presidente da AEP, José António Barros e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.
O projeto Efinerg promoveu junto das PME de cinco setores as metas do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE). Para tal, foram realizados 15 encontros setoriais e auscultadas cerca de 125 empresas, resultando “um conjunto de conclusões e recomendações com vista à sustentabilidade, adoção de boas práticas e eficiência do tecido industrial português em matéria de energia”.
Dirigido a PME industriais, com consumos energéticos anuais entre 250 e 500 TEP (toneladas equivalentes de petróleo) e localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, o projeto envolveu gestores e empresários, responsáveis do sistema científico e tecnológico, polos de competitividade, segmentos, associações empresariais, especialistas em questões energéticas, técnicos e consultores.