É uma má notícia para os produtores de vinho portugueses, para quem o Brasil é já o quarto melhor destino para os vinhos. A Secretaria de Comércio Exterior pondera avançar com um aumento do imposto de importação ou mesmo a restrição quantitativa de vinhos estrangeiros para proteger os produtores brasileiros, avança o Jornal de Negócios.
Segundo uma nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, “as informações apresentadas continham indícios suficientes de que o crescimento das importações de vinhos ocorreu em condições que causaram prejuízo grave à indústria doméstica”.

De acordo com a imprensa brasileira, os alvos principais são os vinhos portugueses, italianos e chilenos. No texto submetido aos responsáveis de Brasília, a indústria argumenta que os vinhos europeus tornaram-se mais baratos com a crise financeira internacional.
Em 2011, as exportações de vinhos portugueses para o Brasil cresceram 14,1% em volume e 18,7% em valor, para 23,7 milhões de euros.