Quantcast
Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça

Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça já foi constituído

Campanha de cortiça deste ano chega às 85 000 toneladas

Foi subscrito esta semana o protocolo que formaliza a constituição do Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC). Este centro, que se localizará no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche, pretende ser “um fórum de partilha e articulação de conhecimentos, capacidades e competências, que congrega os agentes económicos envolvidos na fileira da cortiça, produtores e industriais, com os agentes das áreas da investigação, da divulgação e da transferência de conhecimento”.

Em comunicado, o CCSC refere que quer “ter uma ação determinante na fileira, promovendo mais investigação aplicada, inovação e boas práticas suberícolas e garantindo a transferência e divulgação do conhecimento.”

banner APP

O CCSC tem como membros fundadores o Ministério da Agricultura e do Mar, a Câmara Municipal de Coruche, a Universidade de Évora, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto Superior de Agronomia, a AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal, a FILCORK – Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça, a APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça, o Centro Tecnológico da Cortiça, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, a Companhia das Lezírias, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas I. P. e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.