Quantcast
Recursos Hídricos

Comissão Europeia vai estabelecer requisitos de qualidade para a reutilização da água

pivot de rega milho Vida Rural

A Comissão Europeia vai estabelecer requisitos de qualidade a nível europeu para a reutilização da água. De acordo com um comunicado recentemente emitido pela CE, cada um de nós utiliza, aproximadamente, 200 litros de água por dia, ao mesmo tempo que o fenómeno da escassez da água continua a crescer, assim como a necessidade de melhorarmos a gestão dos recursos hídricos.

No comunicado da Comissão Europeia pode ler-se que “os requisitos mínimos comuns de qualidade para a reutilização de águas residuais tratadas na UE poderiam beneficiar os agricultores e as comunidades locais”.

 

“A reutilização da água assegura um abastecimento de água fiável e flexível, uma vez que não é afetado por secas ou pela variabilidade climática. A tecnologia também é capaz de responder aos picos de procura. Os agricultores podem, portanto, contar com o fornecimento contínuo de água durante os períodos de irrigação, reduzindo o risco de perdas de colheita e quebras de rendimento. A reutilização da água tem, também, um impacto positivo no valor da terra, uma vez que permite aos agricultores utilizar terras localizadas em zonas de stress hídrico. Os nutrientes nas águas residuais tratadas podem também reduzir a necessidade de fertilizantes adicionais, resultando em poupanças para os agricultores.

banner APP

Na União Europeia, a escassez de água e as secas têm vindo a aumentar significativamente, tanto em número como em intensidade, sendo provável que se tornem mais severas e mais frequentes no futuro.

 

Para Karmenu Vella, Comissário Europeu responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, “o maior potencial em relação à economia circular é a reutilização das águas residuais urbanas tratadas. A reutilização da água não é apenas uma oportunidade de abordar a questão da escassez local. É também uma oportunidade económica que as empresas da União Europeia podem assumir ainda mais. O novo quadro que propomos irá encorajar uma utilização mais ampla e mais segura desta tecnologia e proteger as empresas contra a escassez de água e os preços voláteis. Esta opção permitirá, também, gerar empregos e oportunidades, assim como evitar impactos ambientais negativos.”

Assim, no âmbito de uma declaração conjunta assinada entre o Comissário Europeu para o Ambiente e o Comissário Europeu para a Agricultura, Phil Hogan, a Comissão Europeia deverá apresentar em breve uma proposta para incentivar a reutilização de águas residuais urbanas para a agricultura e para a recarga de aquíferos de águas subterrâneas, demonstrando que a economia circular pode ser implementada em muitos setores económicos enquanto uma solução vantajosa.