Quantcast
Asemesa

Espanha perde força no mercado mundial de azeitona de mesa

Espanha perde força no mercado mundial de azeitona de mesa

Espanha está a perder força no mercado internacional de azeitona de mesa. De acordo com Antonio de Mora, diretor-geral da Asemesa – Associação de Exportadores e Industriais de Azeitona de Mesa, a azeitona espanhola está a perder para países como o Egipto e Marrocos, “que nos últimos anos alcançaram um maior desenvolvimento industrial”.

De acordo com Antonio de Mora, esta “perda de força” nota-se sobretudo na redução das compras de azeitona de mesa por parte de outros países. Os EUA, por exemplo, cujas importações de azeitona de mesa espanhola representavam 70% do total, contam agora com um total de 50% de azeitona de mesa daquele país. Segundo o diretor-geral da Asemesa, o mesmo aconteceu ao nível da produção. Há uns anos atrás a produção de azeitona de mesa espanhola correspondia a um total de 40% da produção mundial, agora “é apenas 23%”.

banner APP

Antonio de Mora acredita que para melhorar a competitividade da azeitona de mesa espanhola é preciso “fazer com que todos os ramos do setor sejam rentáveis, sendo fundamental a aplicação da apanha mecanizada em todas as variedades de azeitona”.