O Eurostat anunciou o lançamento de uma nova ferramenta que permite consultar diversas estatísticas agrícolas da União Europeia (UE), dos Estados-Membros e Zona Euro.
Qual a percentagem de jovens agricultores da UE? Qual a quantidade de pequenas explorações agrícolas na Europa? Qual a percentagem de mulheres na agricultura europeia em cada país europeu? São algumas das questões a que a nova ferramenta europeia, intitulada “Agriculture facts”, consegue dar resposta.
A nova solução apresenta uma variedade de indicadores estatísticos sobre agricultura, desde aspetos estruturais sobre as explorações agrícolas europeias, produção e populações de gado.
A ferramenta permite ainda comparar dados de vários indicadores de até cinco países europeus. É depois possível descarregar a informação em formato PDF.
Em Portugal, por exemplo, existiam, em 2020, cerca de 290.230 explorações agrícolas. Nesse mesmo ano, 71,9% tratava-se de pequenas explorações agrícolas, ou seja, registavam, em média, um rendimento inferior a 8.000 euros por ano.
No que toca a agricultores do sexo feminino, em Portugal e em 2020, eram 31.2%. Já na UE, a percentagem fixava-se nos 31.6%.
Relativamente a agricultores com idade inferior a 35 anos, Portugal registava, em 2020, uma percentagem de 3,1%, enquanto na Europa a percentagem ascendia aos 6,5%.
Em relação a agricultores com mais de 55 anos, o nosso país verificava, em 2020, uma percentagem de 73.6%. Na UE, a percentagem situava-se nos 57.6%.