Hortofrutícolas

Fungo coloca produção mundial de banana em risco

Fungo coloca produção mundial de banana em risco

O ICA, a autoridade para a agricultura e pecuária da Colômbia, confirmou recentemente a presença de Tropical race 4 (TR4) nas produções de banana de várias regiões da América Latina. Esta é uma estirpe do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense (Foc) que causa uma doença apelidada de Panamá e que destrói as produções de banana.

De acordo com a National Geographic, a descoberta da presença deste fungo pode colocar em casa a produção mundial. Apesar de as bananas infetadas com o fungo não serem inseguras para os humanos, as plantas infetadas acabam por deixar de dar fruto.

Este fungo foi inicialmente detetado no Sudoeste Asiático nos anos 90 do século XX e em 2013 a sua presença foi também confirmada em alguns países do Médio Oriente e de África. Contudo, a sua descoberta na América Latina, região onde se concentram os principais mercados produtores de banana pode representar um problema global.

Gert Kema, Professor da Universidade Wageningen, na Holanda, responsável pelos testes laboratoriais que confirmaram a presença deste fungo na Colômbia, diz à National Geographic que “uma vez encontrado [o fungo], é demasiado tarde e provavelmente já se espalhou para outras regiões sem que tenha sido reconhecido”.