Quantcast
 

Indústria das rações em asfixia financeira

A indústria de alimentos compostos para animais anunciou que está no limite da sua capacidade financeira e de endividamento. Em comunicado de imprensa, a IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais) revela que “os prazos de pagamento por parte da produção pecuária estão cada vez mais dilatados e vive-se uma situação de asfixia financeira e de falência eminente”.

A indústria de alimentos compostos para animais anunciou que está no limite da sua capacidade financeira e de endividamento. Em comunicado de imprensa, a IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais) revela que “os prazos de pagamento por parte da produção pecuária estão cada vez mais dilatados e vive-se uma situação de asfixia financeira e de falência eminente”.

Os elevados preços das matérias-primas, com a volatilidade e especulação dos últimos meses (que obriga ao aumento dos preços das rações) conjugados com a crise financeira e redução do consumo (não permitindo reflectir estes aumentos nos preços finais aos consumidores) estão a levar ao agravamento da situação.

Por todos estes factores, a IACA vê com grande preocupação a aprovação do Orçamento de Estado para 2011, em especial o aumento dos impostos e do IVA, quer nos produtos alimentares quer nos alimentos animais, e apela ao Governo e partidos políticos que tenham em linha de conta os problemas da agricultura, da pecuária e da indústria agro-alimentar na discussão do Orçamento de Estado.

banner APP