São 75 os projetos de inovação na Agricultura que serão apoiados com um total de 20 milhões de euros do PDR 2020, no âmbito da medida ‘Competitividade e Sustentabilidade no Complexo Agro-Florestal’. De acordo com o ministério da Agricultura, tratam-se de projetos que serão colocados ao serviço do setor e dos agentes com investigação e conhecimento que permitirão melhorar a qualidade dos produtos e inovar na produção.
“Das 177 candidaturas apresentadas, envolvendo 1475 parceiros, representando todas as fileiras do setor, foram aprovados 75 projetos, envolvendo 654 parceiros. O investimento total em investigação e inovação ultrapassa os 32 milhões, dos quais 20,425 milhões de euros serão financiados através do Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020”, explica o ministério da Agricultura em comunicado.
Os 75 Grupos Operacionais apoiados são parcerias constituídas por empresas, designadamente agrícolas e agroindustriais, por centros de investigação e por instituições de Ensino Superior.
O objetivo da iniciativa é “a promoção da inovação tecnológica aplicada à resolução de problemas do setor ou a aplicação da inovação e do conhecimento no aproveitamento de novas oportunidades no âmbito do complexo agroflorestal, aumentado a competitividade e a eficiência na utilização dos recursos, promovendo o desenvolvimento territorial integrado”, acrescentam os responsáveis pela pasta da Agricultura.
Já na passada semana o Ministério da Agricultura anunciou o pagamento, através do IFAP, de 51 milhões de euros aos agricultores nacionais, nomeadamente 14,8 milhões de euros para o novo regime da vinha; 3,4 milhões de euros para o seguro vitícola de colheitas; 2,1 milhões de euros para ações de melhoria da produção e comercialização de Mel; 2 milhões de euros para a promoção do vinho em mercados de países terceiros; 6,5 milhões de euros de fundos operacionais para frutas e produtos hortícolas, e 15,5 milhões de euros para investimento no âmbito do PDR 2020.