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Investigadores estudam impacto dos vedantes dos vinhos nos consumidores

Venda de vinhos vedados com cortiça aumenta 8% nos EUA

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, está a realizar uma pesquisa para saber se os consumidores de vinho têm a perceção da diferença entre os diferentes tipos de vedantes.

Os cientistas vão avaliar cerca de 600 garrafas de Sauvignon Blanc com diferentes tipos de vedantes: rolha tradicional, tampas de rosca e rolha sintética.

Durante a investigação, todas as garrafas ficam acondicionadas no mesmo local, com uma temperatura próxima dos 20ºC durante 12 meses. Os vinhos vão ser monitorizados trimestralmente para aferir alterações nos níveis de oxidação durante a maturação. Posteriormente haverá uma avaliação sensorial para determinar se os consumidores, e até mesmo os especialistas, identificam diferenças causadas pelos diferentes vedantes.

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“Se a variação for grande o suficiente para os consumidores a perceberem, vamos trabalhar com a indústria para encontrar uma maneira de os consumidores receberem o vinho que querem”, explicou Andrew Waterhouse, professor do departamento de viticultura e enologia da Universidade da Califórnia.