Vinha e vinho

Jorge Monteiro assume presidência da direção da ACIBEV

Jorge Monteiro assume presidência da direção da ACIBEV

A ACIBEV – Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal elegeu Jorge Monteiro, em representação da Aveleda, como novo presidente da direção, sucedendo assim a George Sandeman, que ocupou o cargo nos últimos três mandatos.

Jorge Monteiro entrou no mundo dos vinhos em 1999, quando assumiu a Direção do Instituto dos Vinhos do Porto (IVP), atualmente designado Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP). Após uma passagem num conjunto de empresas nas áreas da produção e transformação de produtos agrícolas, regressou ao setor dos vinhos em 2011, quando assumiu a presidência da ViniPortugal, cargo que exerceu até maio de 2020. Em 1996, assumiu a vice-presidência da CCRN – Comissão de Coordenação da Região Norte e, simultaneamente, o cargo de gestor do Programa de Desenvolvimento do Douro, PRODOURO.

A eleição dos novos órgãos sociais da ACIBEV para o triénio 2020/2023 ditou ainda manutenção de António Soares Franco, em representação da José Maria da Fonseca, como presidente da Assembleia Geral, e João Roquette, em representação do Esporão, assumiu a presidência do conselho fiscal.

A Assembleia Geral aprovou também uma alteração estatutária que permitiu que a atual secretária geral, Ana Isabel Alves, passasse a desempenhar a função de diretora executiva.

Da nova direção fazem também parte Eduardo Medeiro (Bacalhôa) e Maria José Viana (Enoport), como vice-presidentes, assumindo a função de vogais Catarina Coelho (Borges), Francisco Tovar (Heritage Wines), Luís Vieira (Parras Wines), Luísa Amorim (Quinta Nova), Miguel Pessanha (Sogrape) e Pedro Pereira Gonçalves (Monte da Ravasqueira).