A última revisão do relatório do Departamento de Agricultura sobre as previsões mundiais de cereais, publicado a 9 de Outubro, ajusta a produção mundial de trigo de 2009/10 para os 668 milhões de toneladas (ton.), ou seja, menos 14 milhões de toneladas que a campanha anterior.
No entanto, os valores de produção estimados em Outubro são 4,4 milhões mais elevados que os de Setembro – consequência de uma maior colheita em alguns dos países, como é o caso do Canadá (aumentou 2 milhões de ton.), Rússia e EUA (aumento de um milhão de ton., respectivamente), Argélia, Austrália e Cazaquistão (mais 500.000 on. no conjunto dos três).
Na Europa dos 27, as estimativas de produção para 2009/10 são também superiores às do mês de Setembro (139,1 milhões ton. face a 138,5 milhões ton.). As previsões de produção são piores no Brasil e no Chile. No primeiro caso, registou-se a descida de um milhão de ton., devido às abundantes chuvas no final da estação e no segundo com uma redução de 500.000 ton.
Estima-se que o consumo mundial para 2009/10 se mantenha abaixo da produção, embora tenham aumentado as estimativas no mês de Outubro em 2,1 milhões de ton. Este aumento deve-se a um maior consumo na alimentação animal na China, Europa dos 27, Brasil e Rússia, bem como uma maior utilização na alimentação, sementes e indústria no Canadá, Argélia e Irão.