Segundo um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura do Brasil, fatores como o acesso ao crédito rural e os incentivos à investigação e exportação tiveram um forte impacto no crescimento positivo da agricultura brasileira, em que o resultado mais visível é a sua produtividade, avança a revista Globo Rural.
De acordo com o coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica daquele ministério, José Garcia Gasques, o maior efeito sobre a produtividade está relacionado com os gastos em investigação, que cresceram 1% e resultaram num aumento de 0,35% de produtividade na agricultura. Na sequência, surge o aumento de 0,25% do crédito rural aos produtores, cooperativas e agricultura familiar.
Recorrendo ao crédito, que tem vindo a aumentar no Brasil, os agricultores podem adotar melhores tecnologias, o que possibilita o alargamento da escala de produção e a aquisição de mais terra ou novos equipamentos.
Por outro lado, as exportações impulsionam a necessidade de aprimorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade. “A exportação na maior parte das vezes exige o aumento da escala de produção o que permite o uso de tecnologias mais avançadas”, sublinha o responsável.