Hortofrutícolas

Rentabilidade da amêndoa em destaque

amendoal

O potencial e a rentabilidade da cultura da amêndoa vão estar em destaque num seminário internacional que vai juntar produtores, técnicos e players do setor no próximo dia 17 de setembro, na Escola Superior Agrária de Santarém.

David Doll, da Universidade de Davis,Califórnia, e especialista na cultura da amêndoa, é a figura em destaque neste evento, que vai falar sobre as perspetivas para os pomares de amendoal na Califórnia, com foco nas novas tecnologias que se avizinham.

O seminário conta ainda com Xavier Miarnau, investigador do IRTA, em Lerida, e um dos maiores especialistas de amêndoa na Península Ibérica, que vai falar sobre as potencialidades da cultura  em Portugal e Espanha.

Para além da radiografia à situação atual da fileira da amêndoa, serão ainda abordados temas como a plantação e acompanhamento da cultura, as necessidades hídricas e controlo de rega, bem como a conta de cultura da amêndoa e as perspetivas de apoio num futuro cenário da PAC.

Este seminário vai ter dois módulos em sala, no auditório da Escola Superior Agrária de Santarém, e uma visita de campo à Quinta da Lagoalva de Baixo, onde será possível assistir, pela primeira vez no Ribatejo, à colheita mecânica num amendoal superintensivo.

O seminário, organizado pela CADOVA, pela Almondpt e pela Escola Superior Agrária de Santarém, tem entrada gratuita com registo obrigatório. Consulte o programa e a ficha de inscrição aqui.