Quantcast
 

Vendas de vinho do Porto caem em 2011

Vendas de vinho do Porto caem em 2011

As vendas de vinho do Porto deverão sofrer uma queda global de 4% em 2011, com Portugal a registar menos de 12% e a representar um dos mercados com maior redução.

Isabel Marrana, diretora executiva da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), explicou que o produto se encontra numa situação de queda de vendas. “Prevemos fechar o ano com cerca de menos quatro por cento e com uma inflexão acentuada no mercado nacional, que vai corresponder a um abaixamento de comercialização de mais do que qualquer outro mercado”, segundo avança a Agência Financeira.

Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre janeiro e novembro, as vendas deste produto  baixaram  4,1%, quando comparado com igual período de 2010. Assim, foram vendidas, em 11 meses, 8,1 milhões de caixas de nove litros de vinho do Porto, o que representa 309 milhões de euros, e é equivalente a menos 3,4% do volume de negócios do ano de 2010.

banner APP
 

O Conselho Interprofissional do IVDP fixou em 85 mil o número de pipas a transformar em vinho do Porto, ou seja, menos 25 mil do que em 2010.

A queda acentuada dos preços praticados agrava ainda mais a situação: “prevemos que os preços se mantenham ou até baixem. Mas só depois de vermos é que decidiremos por outras formas de luta”, salientou Berta Santos, dirigente da AVIDOURO, associação de Vitivinicultores Independentes do Douro, de acordo com a Agência Financeira.