Agroindústria

Comércio de azeite em rota de crescimento em todo o mundo

Comércio de azeite em rota de crescimento em todo o mundo

O comércio de azeite continua a acumular crescimentos em todo o mundo. De acordo com dados recentemente publicados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), com a campanha 2017/2018 prestes a terminar, prevê-se já que o comércio de azeite cresça 28% no Brasil (76 816 toneladas), 16% no Canadá e 3% na Austrália.

Portugal continua a ser o principal fornecedor de azeite do mercado brasileiro (82%), seguindo-se Espanha (16%), Itália (6%) e Grécia (1%).

Na União Europeia, as importações Extra-EU de azeite deverão registar um crescimento de 89% nos dez meses da campanha. Por outro lado, as compras Intra-UE deverão cair 5% face à campanha anterior.

No que diz respeito ao comércio de azeitona de mesa, a campanha deverá terminar com um aumento de 9% no Canadá e com diminuições em mercados como o Brasil (-4%), Estados Unidos da América (-2%) e Austrália (-2%).

Já na União Europeia, as compras de azeitona de mesa Intra-UE deverão apresentar um aumento de 5%, enquanto as importações Extra-UE deverão registar um aumento de 16% face à última campanha.