Quantcast
Biotecnologia

ANPROMIS alerta para importância de consulta pública sobre NGT

ANPROMIS alerta para importância de consulta pública sobre NGT

A Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS) alertou para a importância de contribuir para a consulta pública que vai ser utilizada na elaboração de uma futura lei europeia sobre as plantas derivadas de Novas Técnicas Genómicas (NGT).

O processo, promovido pela Comissão Europeia (CE), está aberto desde final de abril até ao dia 22 de julho e já recebeu mais de 200 comentários, quatro dos quais de Portugal.

banner APP
 

A ANPROMIS nota, em comunicado, que em abril de 2021, “a CE publicou um estudo sobre as NGT no qual demonstra que estas têm potencial para contribuir para um sistema alimentar mais sustentável, um dos objetivos do Pacto Verde Europeu e da Estratégia do Prado ao Prato”.

“O estudo destacou ainda que alguns produtos vegetais produzidos com NGT são tão seguros para a saúde humana e animal e para o meio ambiente, são boas fixadoras de carbono, como as plantas tradicionais. De salientar ainda, que este trabalho realçou que as plantas NGT têm potencial para reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos porque estas plantas são mais resistentes a doenças”, informa a associação.