A Suécia, Noruega e Finlândia estão a avançar com um aprovisionamento de cereais e grãos para dar resposta a imprevistos, nomeadamente guerra, pandemias, alterações climáticas, ataques cibernéticos e quebras de energia.
De acordo com o El Economista, além de cereais e grãos, estes países nórdicos estão também a guardar produtos de emergência médica, de forma a criarem um sistema financeiro mais resiliente, enquanto as famílias também foram aconselhadas a armazenar alimentos enlatados e comprimidos de iodo.
Também há alguns dias, avança o media espanhol, a Polónia anunciou que vai expandir as suas reservas de cereais e grãos para um nível recorde, de forma a fortalecer a segurança alimentar diante de possíveis interrupções no fornecimento causadas por eventos climáticos extremos ou eventos geopolíticos.
“A Polónia mantém reservas estratégicas de alimentos, incluindo cereais, desde que me lembro”, disse Agnieszka Bogucka, diretora da Agência Governamental para Reservas Estratégicas da Polónia, “mas nunca tivemos reservas de grãos tão grandes quanto as que temos hoje”.
A ação ressalva as múltiplas ameaças à segurança alimentar, desde o mau tempo que danifica as plantações até a problemas na cadeia de abastecimento causados por guerras ou pandemias. O El Economista também avança que estas medidas são mais um exemplo dos esforços destes governos para se prepararem para possíveis crises.
Líderes empresariais e governamentais consultados pela Bloomberg explicam que, apesar destes movimentos parecerem alarmistas, têm razões variadas e assentam também no facto de, atualmente, a sociedade viver num mundo “mais volátil e multipolar”.
O meio espanhol também adianta que o parlamento da Polónia aprovou uma lei, no decorrer do mês de novembro, exigindo que as autoridades locais tenham comida e água suficientes para 72 horas.
A par disto, também o banco central da Noruega criou um sistema que permite que os dinamarqueses continuem a usar os seus cartões em modo offline, já a partir do próximo ano, para comprarem alimentos e medicamentos durante uma semana, caso a eletricidade ou a internet caiam.