Quantcast
Hortofrutícolas

Exportações de hortofrutícolas ascendem a dois mil milhões – Um recorde!

Exportações de hortofrutícolas ascendem a dois mil milhões – Um recorde!

As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores atingiram, o maior valor de sempre em 2022.  O resultado de 2 040 milhões de euros significa um aumento de 15,6% em comparação com 2021.

Segundo explicado em comunicado pela Portugal Fresh, a análise aos dados do INE permite concluir que, em volume, as vendas internacionais também cresceram 13,6% para 1 835 milhões de quilos.

 

Espanha continua a ser o maior cliente de Portugal (com um peso de 35%), com França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Bélgica a seguirem-se na lista. A União Europeia absorve 80% do total das exportações.

Portugal Fresh 2 scaled

banner APP
 

Os principais produtos exportados foram o tomate processado (330 milhões de euros), os pequenos frutos (260 milhões de euros), os citrinos (172 milhões de euros), as peras (111 milhões de euros) e o tomate fresco (79 milhões de euros).

“Este é um marco histórico para todo o setor e o resultado de mais de uma década de investimento, não só na promoção internacional, mas também em inovação e tecnologia”, considera o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

 

O responsável aproveitou o momento para reafirmar, “mais uma vez, a urgente necessidade de valorizar o setor agroalimentar. Precisamos de um Ministério da Agricultura e Alimentação que corresponda a esta ambição de crescimento, com uma estrutura robusta e competente que trabalhe em estreita colaboração com o setor”.

Goncalo Santos Andrade e Francisco Ribeiro de Menezes