Quantcast
Hortofrutícolas

A sustentabilidade é o tema do VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos

O INIAV, a APH e o COTHN-CC estão a organizar o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos, que vai abordar a sustentabilidade.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional-Centro de Competências (COTHN-CC) estão a organizar o VI Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos. Este ano, o evento realiza-se nos dias 21 e 22 de maio, em formato online, e tem como tema central “A sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos”.

Em comunicado, a organização revela que os temas abordados serão: “Material Vegetal e Tecnologias de Produção”, “Rega, Fertilização e Sustentabilidade”, “Qualidade, Pós-colheita e Saúde Humana”, “Sanidade Vegetal” e uma sessão especial dedicada aos resultados do Grupo Operacional “Competitive South Berries”.

Em simultâneo estarão disponíveis, em salas paralelas:

– Todas as comunicações na forma de painel para visualização e colocação de perguntas por parte dos participantes aos autores. No final do dia terá lugar a sessão de painéis, durante a qual será selecionada uma pergunta para cada painel e respondida no momento pelos autores.

banner APP

– Sessões de patrocinadores em que será permitido às empresas que apoiam o colóquio interagirem com os participantes demonstrando e promovendo os seus produtos.

Destaques do segundo dia

A organização destaca o plano de atividades para o segundo dia, marcado de manhã por uma mesa-redonda sobre “A (in)sustentabilidade da Produção de Pequenos Frutos” que conta com, por exemplo, a presença  de Luís Pinheiro em representação da Lusomorango e Gonaçlo Freitas da DGADR – Ministério da Agricultura. Já no período da tarde vai ser possível fazer visitas técnicas virtuais sobre a cultura do morangueiro na tecnologia tray, sobre a cultura da framboesa na tecnologia long-cane e por fim sobre a cultura do mirtilo.

“A realização do colóquio no formato digital é um grande desafio para a organização, esperando-se que seja um evento com igual sucesso às edições anteriores. O nosso principal objetivo é, e será sempre, o de centrar a discussão nos avanços técnicos e científicos que se têm verificado no setor e dá-los a conhecer”, informa a organização.

Pode saber mais sobre o Colóquio em: https://aphorticultura.pt/vicnppf/