O mercado da Colômbia abriu as suas portas ao leite e aos produtos lácteos nacionais. A notícia foi avançada esta segunda-feira (27 de junho) pelo Ministério da Agricultura, que indica que nos próximos dias serão publicadas as listas das empresas autorizadas a exportar para o país.
As relações comerciais entre Portugal e a Colômbia começaram a ser reforçadas no início deste ano, altura em que foi assinado um acordo bilateral para permitir exportar pera rocha nacional para o país da América do Sul.
“No que diz respeito a novos mercados de exportação para os produtos portugueses, o Ministério da Agricultura espera em breve a visita das autoridades venezuelanas, que já pediram uma lista atualizada das empresas exportadoras para aquele país”, refere o Ministério da Agricultura. Em causa está o processo de revalidação das credenciais de exportação de carne de porco, que expiram em agosto deste ano.
Para além disso, em setembro deverá estar em Portugal uma missão empresarial de Cuba e que integra um perito que irá habilitar empresas de venda de peixe, carne e produtos lácteos portugueses para aquele país, com o objetivo de criar novos canais de exportação.
Por fim, já no próximo mês de julho estará em Portugal uma missão de inspetores líbios para avaliar o sistema nacional de inspeção sanitária para efeitos de exportação de bovinos, ovinos e caprinos para a Líbia.