Quantcast
 

Cultivo de milho GM aumenta na UE

O cultivo de milho geneticamente modificado está a aumentar na União Europeia. A área cultivada com milho MON 810, o único geneticamente modificado autorizado na UE, foi de mais de 107 ha em sete países, o que representa um aumento de mais de 21% em relação a 2007.

O cultivo de milho geneticamente modificado (GM) está a aumentar na União Europeia (UE). A área cultivada com milho MON 810, o único geneticamente modificado autorizado na UE, foi de mais de 107 ha em sete países, o que representa um aumento de mais de 21% em relação a 2007.

Nos casos da Polónia e da Roménia, esse aumento foi de mais de 10 vezes. Já na Eslováquia aumentou para o dobro, tendo crescido 68% na República Checa.

Actualmente cerca de meia centena de produtos baseados na engenharia genética de plantas aguardam aprovação da Comissão Europeia. Destes, 19 têm o propósito de cultivo.

O aumento das áreas de cultivo, encarada pela Europabio (Associação Europeia de Bioindustrias) como uma demonstração de interesse por parte dos agricultores, leva a associação a apelar às instituições europeias e aos ministros da Agricultura dos países membros que retomem as aprovações seguindo as recomendações das autoridades competentes.

O milho geneticamente modificado é utilizado pelos agricultores de forma a amenizar as dificuldades causadas por pragas.

banner APP