Quantcast
 

Dois novos lagares em Ferreira do Alentejo

O concelho de Ferreira do Alentejo vai ter dois novos lagares de azeite, um investimento total de quase 19 milhões de euros e que prevê a criação de 45 postos de trabalho directos.

O concelho de Ferreira do Alentejo vai ter dois novos lagares de azeite, um investimento total de quase 19 milhões de euros e que prevê a criação de 45 postos de trabalho directos.

O lagar construído pela empresa Cartoil, nas antigas instalações da extinta Cooperativa Agrícola de Ferreira do Alentejo, é aquele que implica um maior investimento – cerca de 10 milhões de euros. Prevê-se que esta infra-estrutura comece a funcionar parcialmente no final do mês de Outubro com três linhas de extracção e uma de engarrafamento. Estima-se que serão transformadas 700 toneladas por dia durante a próxima campanha olivícola.

Quando estiver a trabalhar em pleno, o que deverá acontecer em 2010/2011, vai ter a capacidade de transformar 2.000 toneladas de azeitona por dia e capacidade para armazenar 4.000 toneladas de azeite. “Em parte será comercializado em granel no mercado nacional”, indica Paulo Valério, da Cartoil, em comunicado.

Este fez ainda saber que a grande aposta será a comercialização do azeite engarrafado e com marcas própria no mercado internacional, sobretudo no Brasil, Arábia Saudita, Angola e Moçambique.

Para além da produção própria, a Cartoil vai disponibilizar as infra-estruturas a outros agricultores que as queiram utilizar para transformar azeitona.

A empresa Elaia, da Sovena Agriculture, é a responsável pela criação de um segundo lagar na região. Vai ser construído na Herdade do Marmelo, a maior do grupo, com 2.500 hectares de olival, e representa um investimento de 9 milhões de euros. Com cinco linhas de extracção e uma de embalamento, conta com capacidade para armazenar 6.000 toneladas de azeite, que “será comercializado em produto embalado no mercado nacional e para responder às crescentes solicitações e ambições do grupo Sovena a nível internacional”, revelou Luís Pereira Santos, da Sovena Agriculture.

As obras de construção deverão começar “logo que terminado o processo de licenciamentos”, e estima-se que este lagar entre em funcionamento pleno em Novembro do próximo ano. A Elaia prevê a transformação de 30.000 toneladas de azeitona por campanha, a partir da colheita dos três pólos agrícolas geridos pela empresa em Portugal.

banner APP