As exportações de vinho do Porto para o Brasil subiram 43% até ao final do mês de Outubro. Os números são do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e revelam que o Brasil já está no top 10 dos países consumidores de Vinho do Porto, com as vendas a atingirem os 4,47 milhões de euros, o melhor resultado dos últimos cinco anos.
Também o consumo de Doc Douro aumentou nos nove primeiros meses do ano no Brasil, com um volume de negócios de 2,8 milhões de euros e um crescimento de 18%, fazendo com que o país se mantenha como o terceiro mercado que mais consome (posição atingida em 2009).
“A afinididade da língua, a dimensão do país e o aumento de consumidores informados e apreciadores associados a uma economia em ascenção fazem do Brasil uma aposta a manter”, justifica o IVDP em comunicado.
Segundo os dados daquele Instituto, as vendas de Vinho do Porto subiram “em geral” 6,2%, sendo que no mercado nacional a facturação cresceu 6,5% (37,5 milhões de euros). Apesar disso, países como a Rússia, Dinamarca e Nova Zelândia registaram o maior crescimento de vendas do ano, com 105%, 98%, e 80%, respectivamente de aumento de vendas de Vinho do Porto.