Floresta

III Congresso Ibérico do Pasto e do Montado realiza-se esta semana

III Congresso Ibérico do Pasto e do Montado realiza-se esta semana

O III Congresso Ibérico do Pasto e do Montado ruma, nos próximos dias 20 e 21, a Badajoz para reunir proprietários, empresários, técnicos e investigadores para debater questões de interesse sobre este ecossistema.

De acordo com a organização, o objetivo desta terceira edição é, sobretudo, dar destaque ao valor do pasto e do montado, num total de 30 conferências e seis apresentações distribuídas em seis blocos, com oradores de universidades, empresas, associações, centros de investigação e administrações.

Destaque para a abordagem da cultura e tradições e da sua relação com a sustentabilidade social do nosso território, assim como a sustentabilidade económica e os modelos de negócio que podem melhorar a rentabilidade das pequenas e médias explorações.

O congresso irá encerrar com uma mesa redonda sobre ‘Regulamento e PAC’, uma sessão que contará com a presença de representantes da Comissão Europeia, que vão abordar como a nova PAC afetará o pasto; dos governos da Extremadura e da Andaluzia, para dar a conhecer as ajudas vigentes em ambas as regiões; bem como do Ministério de Agricultura, Pesca y Alimentación. Do lado de Portugal, irá intervir um representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), expondo as leis e regulamentos que se aplicam ao montado.