Quantcast
Sustentabilidade

Itália quer permitir venda de energia pelos agricultores europeus

Itália quer permitir venda de energia pelos agricultores europeus

A Itália quer apresentar junto das entidades europeias uma proposta para permitir aos agricultores vender o excesso de energia elétrica que produzem nos seus terrenos e explorações agrícolas à rede. Para tal, segundo o Jornal de Negócios, está à procura do apoio de outros países do sul da Europa, incluindo Portugal.

“Temos uma nova lei pronta para ser anunciada assim que a UE nos dê luz verde para ultrapassar a regra do auto-consumo”, disse o ministro italiano da Agricultura, Stefano Patuanelli.

banner APP
 

O responsável explica que “as empresas agrícolas italianas têm grandes superfícies disponíveis que podem ser ocupadas com painéis solares. É impossível que não lhes seja permitido vender à rede o excesso de energia que produzem e não consomem”, tal como ditam as leis europeias de 2014. O país vai pedir que este entrave seja removido.

O Ministério italiano da Agricultura planeia investir 1,5 mil milhões de euros para instalar até 375 MW de capacidade fotovoltaica em explorações agrícolas, até 2026.