Quantcast
 

Mercado nacional de agroquímicos caiu 5,4% em 2012

Mercado nacional de agroquímicos cresceu 2

Em 2012 as vendas de produtos fitofarmacêuticos totalizaram os 109,5 milhões de euros, o que representa uma quebra de 5,4% relativamente ao período homólogo.

As condições climatéricas registadas em 2012, como o inverno com pouca chuva e a primavera também muito seca, ditaram a queda de 7,9% nas vendas de produtos fungicidas.

Os produtos utilizados no controlo de míldios e de oídios, nomeadamente os que têm modos de ação penetrante e sistémica foram os mais afetados, com quedas superiores a 10%.

banner APP
 

Os inseticidas aumentaram as vendas em cerca de 0,5% e as vendas de produtos orientados para o controlo de pragas das pomóideas e das solanáceas, tais como o bichado, a Tuta absoluta e o Epitrix similaris, entre outras, foram decisivas para esta estabilidade.

Também as vendas de herbicidas apresentaram uma evolução negativa, com uma quebra nas vendas de cerca de -0,5%.