Quantcast
Sustentabilidade

Navigator e FNAP querem promover apicultura

iStock  e

A The Navigator Company estabeleceu um protocolo de colaboração com a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP). O objetivo é “conciliar a gestão florestal com a operacionalidade da apicultura, potenciando a qualidade do pólen e do mel, contribuindo assim para a defesa, proteção e desenvolvimento da atividade apícola, enquanto se desenvolve uma gestão florestal eficiente e sustentável”, revela a Navigator, em comunicado.

A empresa produtora de pasta e papel vai ceder à FNAP, a título temporário e gratuito, parcelas que integram o património florestal do Grupo para que os apicultores inscritos nas associadas da FNAP possam aí proceder à instalação de apiários e desenvolver a sua atividade.

Através desta parceria, a Navigator garante “que a zona de colocação dos apiários, assim como as zonas de acesso, é mantida limpa dos sobrantes resultantes da sua atividade silvícola, garantindo também, a correta formação dos seus técnicos e operadores florestais”.

A empresa vai promover, ainda, a gestão das parcelas para renovação de pastagens, eliminação de restolho e gestão de massas combustíveis, “recorrendo a práticas sustentáveis físicas e mecânicas, sem prejuízo para o pastoreio apícola”.

Em comunicado, a Navigator relembra que “entre todos os polinizadores, as abelhas são responsáveis por cerca de 80% da polinização dos alimentos disponíveis para o Homem e para os animais. Têm, por isso, um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema”.

Nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão, atualmente, identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, informa a empresa.