Quantcast
Investigação

Portugal lidera grupo que está a estudar reprodução sexual das plantas

Portugal lidera grupo que está a estudar reprodução sexual das plantas

Portugal está a ‘comandar’ um grupo europeu-americano que tem um financiamento de 2,6 milhões de euros para estudar a reprodução sexual das plantas. O objetivo é identificar os genes úteis para a indústria agrícola de forma a melhorar a produtividade de espécies de cultivo.

O projeto de investigação, chamado EVOREPRO, inclui na sua equipa cientistas de institutos e universidades da Áustria, da Alemanha, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Mas nos três anos em que irá decorrer será coordenado por Jörg Becker, investigador principal no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), sendo financiado pela ERA-CAPS, uma rede que apoia a pesquisa científica no domínio das plantas.

banner APP

A equipa de investigação conta com oito cientistas e vai estudar espécies como musgos, plantas com flor, tomate, arroz e milho de forma a “compreender as principais etapas na evolução da reprodução das plantas, incluindo os mecanismos ancestrais de desenvolvimento dos gâmetas [células sexuais] e fertilização”, refere o IGC num comunicado citado pelo Diário de Notícias.

Segundo Jörg Becker, a investigação “irá fornecer a primeira análise exaustiva da evolução molecular da reprodução sexual das plantas e dar informações sobre as origens da fertilização em plantas com flor”, informação importante para se conseguir “manipular a reprodução das plantas” e “melhorar a produtividade das culturas”.