O X Simpósio Nacional de Olivicultura vai decorrer nos dias de 23 a 25 de outubro na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, com o tema ‘Inovar para a Sustentabilidade em Olivicultura’ e conta reunir 150 participantes.
O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Associação dos Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD).
De acordo com o comunicado de imprensa, do programa fazem parte mais de 109 comunicações técnico-científicas (76 posters, 29 orais e 4 plenárias) subordinadas a quatro áreas temáticas: ‘Conservação e valorização de recursos genéticos’; ‘Gestão do olival e sustentabilidade’, ‘Tecnologia de produtos do olival’ e ‘Olivicultura, economia circular e valorização’.
As duas mesa-redondas vão debater os seguintes temas: ‘Perceção de sustentabilidade e valorização na fileira do azeite e da azeitona’ e o ‘Azeite enquanto elemento funcional’.
A iniciativa vai contar com a presença de investigadores ibéricos na área do olival e azeite, assim como políticos, olivicultores, técnicos, estudantes, críticos gastronómicos, chefes de cozinha, nutricionistas, médicos e farmacêuticos.
Segundo a nota de imprensa, o Simpósio vai encarrar com uma visita técnica à Cooperativa de Olivicultores de Valpaços e à Casa de Santo Amaro, em Suçães, Mirandela.