Quantcast
castanha

Sortegel integra Projeto RefCast

Castanha nacional não chega para as encomendas

A Sortegel é um dos fundadores do Projeto RefCast – Associação Portuguesa da Castanha que conta já com 34 associados.

Esta associação tem como objetivo reforçar o negócio e a valorização da castanha portuguesa no exterior, procurando aumentar a área de cultivo e a produção nacional de castanha.

Esta é uma iniciativa de diversos agentes ligados à fileira da castanha, como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB . No passado dia 26 de fevereiro foi oficializada a escritura pública da “RefCast – Associação Portuguesa da Castanha”, numa cerimónia que teve lugar na aula magna da UTAD.

banner APP
 

De acordo com Vasco Veiga, administrador da Sortegel, “a empresa envolveu-se nesta iniciativa por acreditar que o projeto irá favorecer toda a região produtora de castanha com maior incidência da zona da Terra Fria de Trás-os-Montes, dotando-a de competências para tornar Portugal num dos principais produtores a nível europeu”.

Atualmente o RefCast representa a grande maioria das organizações que trabalham no setor da castanha – produtores, comerciantes, transformadores, entidades individuais, coletivas, privadas e públicas – e é membro fundador da Comissão Europeia da Castanha (CEC), organização criada no âmbito da AREFLAH (Assemblée des Régions Européennes, Fruitières, Légumières et Horticoles).