Sousel, no distrito de Portalegre, vai receber uma unidade de biometano, num investimento inicial de 40 milhões de euros, que pretende impulsionar a economia local e contribuir para a transição energética sustentável da região.
A unidade industrial vai ocupar cinco hectares e estará em funcionamento em 2028, criando 20 postos de trabalho diretos e 50 indiretos, de acordo com uma nota publicada na página do Município de Sousel na rede social Facebook.
A comunicação refere ainda que se trata de “um projeto na área das energias renováveis”, desenvolvido pela empresa Rega Energy, que pretende posicionar o município “como um território de referência na produção de energia limpa, promovendo inovação e dinamismo económico na região”.
Segundo a nota, o biometano será produzido a partir de efluentes agropecuários provenientes de produções locais, “reforçando o compromisso do projeto com a economia circular e a sustentabilidade do setor primário”.
A Câmara Municipal de Sousel considera ainda que o biometano, além de contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), é também “uma solução sustentável para a transição energética”.

A cerimónia de apresentação do projeto decorreu no passado dia 21 de fevereiro e contou com a representação de diversas autoridades relevantes na região.