A Syngenta promoveu no passado dia 3 de setembro uma visita aos seus campos de ensaio de milho instalados na Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, em Santo Tirso, e numa exploração em Famalicão.
A empresa convidou um grupo de agricultores e técnicos para um tour pelos seus campos de ensaio de milho no Minho, onde apresentou quatro variedades – SY Hydro, SY Verdemax, SY Zoan e SY Inove –, sujeitas a diferentes modalidades de adubação e com um programa de proteção baseado nos herbicidas Lumax e Elumis.
“A primeira grande conclusão que retiramos da visita é que os campos em que aplicámos o Lumax em pré-emergência estão favorecidos em termos de altura e desenvolvimento das plantas face à estratégia pós-emergência”, explica Pedro Martins, field expert da Syngenta.
Das variedades apresentadas, o SY Hydro destacou-se tanto no ensaio como nos campos comerciais dos agricultores. “Tenho um ótimo feedback dos agricultores relativamente ao SY Hydro, mesmo num ano seco como este a variedade comportou-se muito bem em campo e já conquistou uma quota de mercado interessante neste primeiro ano nos milhos de ciclo 600”, garante Filipe Carvalho, técnico da Sanorte.
Em 2015, de acordo com a Syngenta, que cita dados do IFAP, semearam-se na região Norte 45 554 hectares de milho, correspondendo a 36% da produção nacional, dos quais 16 961ha no distrito de Braga e 13 895ha no distrito do Porto.