Agroindústria

Açores investe 300 mil euros em novo equipamento para Laboratório Regional de Veterinária

Açores investe 300 mil euros em novo equipamento para Laboratório Regional de Veterinária

O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores adjudicou esta semana, à empresa AB Sciex Portugal, a aquisição e instalação de um equipamento de ponta para o Laboratório Regional de Veterinária. De acordo com João Ponte, este novo equipamento vai permitir identificar e quantificar resíduos em amostras alimentares e representa um investimento de 300 mil euros.

“Com esta adjudicação damos mais um passo concreto tendo em vista o reforço de competências técnicas do Laboratório Regional de Veterinária, que é absolutamente essencial para se garantir uma resposta adequada às exigências da qualidade e da segurança alimentar nos Açores”, revela João Ponte.

Em causa está um sistema de cromatografia líquida de ultra alta performance com espectrometria de massa tandem (UHPLC – MS/MS) que permitirá implementar nos Açores uma nova metodologia de análise de moléculas nas áreas de controlo de resíduos de contaminantes ambientais, entre os quais cloratos e percloratos, e de medicamentos veterinários em animais e produtos de origem vegetal.

“Trata-se de mais uma ferramenta de extrema importância para os Açores, que possibilitará continuar a assegurar parâmetros de qualidade das produções regionais e reforçar as valências do Laboratório Regional de Veterinária”, explica ainda o secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores.

Os serviços prestados pelo Laboratório Regional de Veterinária vão desde a implementação de planos obrigatórios de vigilância à sanidade e segurança e higiene alimentar. Segundo João Ponte, em 2018, este laboratório açoriano realizou mais de 1,2 milhões de análises e conta, atualmente, com 73 colaboradores.