Quantcast
Agroindústria

Natuferm Intense é a mais recente novidade da Oenobrands

A gama de produtos Feel Safe da empresa de produtos enológicos Oenobrands recebeu uma novidade: o Natuferm Intense.

A gama de produtos Feel Safe da empresa de produtos enológicos Oenobrands recebeu uma novidade: o Natuferm Intense. Em comunicado, a empresa refere que o novo produto é um derivado de levedura, naturalmente rico em magnésio e zinco, que pretende “amplificar a complexidade e a intensidade aromática dos vinhos”.

O Natuferm Intense é composto por leveduras inativas (54%), ricas em magnésio e zinco, e por leveduras autolisadas (46%), fonte de azoto orgânico para leveduras, composta essencialmente por aminoácidos.

A Oenobrand salienta que o magnésio e o zinco “são conhecidos pela sua capacidade de proteção relativamente ao stress da fermentação em leveduras, favorecendo desta forma um crescimento regular e constante da população de leveduras. O seu papel positivo no metabolismo das leveduras permite inclusivamente libertar mais compostos aromáticos durante a fermentação alcoólica. As leveduras inativas são igualmente fontes de manoproteínas que têm impacto na redondez de boca dos vinhos produzidos”. Já os aminoácidos “são também precursores de ésteres aromáticos durante a fermentação”.

banner APP

A Oenobrands, com base numa análise de alguns ésteres fermentativos aromáticos, num vinho Moscato vinificado em Itália em 2020, afirma que a “vinificação com Natuferm Intense permite um aumento significativo destes compostos”.

A dose de utilização do produto é de 40g/hL, devendo ser acrescentado ao mosto, imediatamente após a inoculação. O Natuferm Intense está em conformidade com o regulamento europeu CD 934/2007 – UE 203/20125, modificado pela UE 2018/1584 e com o regulamento americano NOP (Programa Orgânico Nacional).