Vinha e Vinho

Oenobrands coloca duas novas leveduras autolisadas no mercado

Como melhorar o vinho através da ciência?

A Oenobrands lançou duas novas leveduras selecionadas autolisadas que, de acordo com a empresa, foram “escolhidas pela sua performance como nutriente para leveduras durante a fermentação alcoólica e pela sua capacidade de otimizar os aromas do vinho” – a Natuferm Bright e a Natuferm Pure.

Em comunicado a companhia explica que “a Natuferm Bright é uma levedura autolisada rica em aminoácidos livres, precursores de ésteres e que estimulam a libertação de tióis varietais. Desenhada para aumentar o nível de ésteres e tióis em vinhos brancos e rosés, este autolisado também é rico em ergosterol que aumenta a viabilidade das leveduras, especialmente no final da fermentação alcoólica sob condições de stress.”

Sobre a Natuferm Pure, a Oenobrands sublinha que se trata de “uma levedura autolisada especialmente indicada nos casos de carência em azoto e/ou elevado teor alcoólico potencial. Adequado para ser utilizado em vinho tinto, branco e rosés, o seu elevado teor em nutrientes promove o crescimento das leveduras e uma rápida e completa fermentação, ao mesmo tempo preserva e aperfeiçoa a tipicidade aromática de cada variedade de uva. Natuferm Pure aumenta as leveduras produtoras dos ésteres de fermentação aromáticos.”

A Natuferm Pure e a Natuferm Bright estarão disponíveis para a vindima de 2018.