O fotógrafo Jorge Bacelar foi o vencedor do concurso fotográfico “Conservar a Biodiversidade’, promovido pelo INIAV, com o objetivo de valorizar as raças autóctones de Portugal.
O concurso integrou nove modalidades: oito para as raças autóctones de asininos, bovinos, canídeos, caprinos, equinos, galináceos, perus, ovinos e suínos e uma modalidade destinada às raças não autóctones.
De acordo com o comunicado de imprensa, o concurso, em homenagem às 52 raças autóctones portuguesas, incluiu um grande prémio, 25 prémios e menções honrosas, tendo contado com a participação de mais 200 autores nacionais, com mais de 600 fotografias obtidas de norte a sul do País e Ilhas.
“Portugal possui uma enorme biodiversidade de Recursos Genéticos Animais, representada nas 63 raças autóctones atualmente reconhecidas, que fazem parte do património histórico e cultural do país e são componentes fundamentais dos sistemas de produção animal em equilíbrio com o meio ambiente, imprescindíveis para a satisfação das necessidades do Homem”, realça a nota de imprensa.

Acrescentando ainda que estas raças “contribuem para a fixação de populações no espaço rural e para a sua gestão sustentável”, ao mesmo tempo que representam “um reservatório de variabilidade genética, que permitirá responder a novas necessidades da sociedade e a desafios essenciais para a Humanidade”.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 12 de junho, no CNEMA, em Santarém, durante a 60ª Feira Nacional de Agricultura / 70ª Feira do Ribatejo.
Veja aqui as fotografias vencedoras.