Sustentabilidade

Vinhos do Alentejo voltam a ser distinguidos pela Sustentabilidade

Vinhos do Alentejo voltam a ser distinguidos pela Sustentabilidade

Os Vinhos do Alentejo acabam de ser distinguidos com o prémio ‘Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos’, no âmbito da 13ª edição dos ‘Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019’. A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi premiada pelo seu programa de sustentabilidade, que em 2018 foi também distinguido pela revista VIDA RURAL, com o prémio ‘Investimento que marca’.

Os ‘Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2019’ são uma iniciativa da Comissão Europeia e são coordenados em Portugal pelo IAPMEI com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a projetos e boas práticas de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial a nível local, regional e nacional.

O Plano de Sustentabilidade da Comissão Vitivinícola do Alentejo é um projeto da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que tem procurado melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade economicamente viáveis. Este programa foi iniciado em 2014 e conta até ao momento com 346 membros que representam a produção de uva e vinho da região vitivinícola do Alentejo.

Para Francisco Mateus, Presidente da CVRA , “este prémio vem mostrar que estamos a marcar a diferença no setor vitivinícola. Estamos muito orgulhosos por promover e contribuir para a preservação do ambiente e pela conservação dos recursos naturais da região alentejana. Os excelentes resultados deste programa, pioneiro em Portugal, revelam todo o empenho e toda a dedicação dos produtores. O prémio é também um acréscimo na nossa responsabilidade de fazer mais e melhor e de incentivar e motivar outros produtores a juntarem-se a nós.”