Quantcast
Sustentabilidade

Projeto do CEBAL quer utilizar extratos da planta de cardo como alternativa ao plástico

Duas investigadoras do CEBAL criaram um ideia de negócio para desenvolver filmes de plástico biodegradáveis à base da planta de cardo.

Duas investigadoras do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) criaram um ideia de negócio para desenvolver filmes de plástico biodegradáveis à base de extratos da planta de cardo, como alternativa aos plásticos amplamente utilizadas pelo setor agrícola. O projeto, denominado “CynaraMulch”, conquistou o terceiro lugar na edição do ano de 2021 do programa europeu de apoio à inovação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) – “EIT Jumpstarter 2021” – na categoria das Matérias-Primas.

Em comunicado, o CEBAL informa que a equipa venceu ainda o prémio “EIT Jumpstarter – X-KIC Prize”, que distingue a ideia de negócio mais multissectorial, envolvendo as áreas da alimentação, matérias-primas e ambiente. Com ambos os prémios a equipa angaria um apoio de 10 mil euros.

 

Para a investigadora responsável do Grupo, Fátima Duarte, os prémios atribuídos “valorizam a dedicação e o conhecimento que temos vindo a criar no grupo de investigação ao longo dos últimos 10 anos, reforçando o objetivo de internacionalizar esta linha de investigação. Poderemos estar de mãos-dadas com a primeira start-up do CEBAL, a primeira de muitas assim espero”.

banner APP

A ideia vai começar a ser desenvolvida a partir deste ano e pretende chegar aos agricultores que aspirem a contribuir para a sustentabilidade agrícola e ambiental.

 

O EIT Jumpstarter (https://eitjumpstarter.eu/) é um programa pré-acelerador de empresas,
promovido desde 2017 pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma entidade da União Europeia. Esta iniciativa, dirigida aos países das regiões centro-leste e sul da Europa, pretende encontrar, promover e apoiar atividades de inovação desenvolvidas por investigadores, empresas e start-ups, nos setores da saúde, alimentação, matérias-primas, energia, manufaturação e mobilidade urbana.