Quantcast
Agricultura

Estratégia integrada europeia para os fertilizantes defendida por Portugal

Os preços dos fertilizantes atingiram novos recordes, após o abastecimento global ter sido afetado por vários fatores.

A Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, defendeu uma estratégia integrada para os fertilizantes na União Europeia, no âmbito do Conselho de Ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia. A reunião debateu a disponibilidade e acessibilidade dos fertilizantes, tendo como ponto de partida a comunicação da Comissão Europeia.

Segundo explicado pelo Ministério da Agricultura e Alimentação, em comunicado, a titular da pasta a agricultura sublinhou que uma nova abordagem relativa aos fertilizantes, que permita a redução da dependência de fatores externos e a exposição a perturbações de mercado, já está presente nas opções assumidas por Portugal no seu Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

 

No entanto, Maria do Céu Antunes assume que, dadas as dificuldades conjunturais que os agricultores estão a enfrentar atualmente, são necessárias iniciativas com efeitos significativos a curto prazo que permitam manter a atividade.

banner APP

“Não devemos deixar de considerar, a prazo, a realização de compras comuns de fatores de produção”, defende a ministra.  Sobre este tema Portugal subscreveu, com mais 15 Estados Membros, um documento sobre o papel essencial dos fertilizantes na segurança alimentar.

 

Nesta reunião, a Comissão Europeia apresentou também uma comunicação que vem apelar à necessidade de se explorar o potencial das algas enquanto recurso renovável e sustentável.

A Ministra da Agricultura e Alimentação destaca, neste âmbito, a possibilidade de crescimento deste setor no quadro da Economia Azul, seja do ponto de vista social, com a criação de postos de trabalho, seja do ponto de vista económico e ambiental.